As armações de óculos em acetato são encantadoras e resistentes
As armações fabricadas no material acetato são um misto de modernidade, sofisticação e qualidade. Ideais para pessoas que procuram um óculos mais resistente e duradouro, optar por esse material na hora de escolher uma armação nova pode ser a melhor escolha.
Acetato
O material acetato, conhecido também como zilonita ou acetato de celulose, é produzido através da combinação de fibras de algodão e produtos químicos específicos. A origem do material é datada no século XIX e foi desenvolvido pelo cientista francês Paul Schützenberge, em 1865. No entanto, somente a partir de 1940 que o acetato começou a ser usado amplamente por fabricantes de armações de óculos e reconhecido por sua qualidade, leveza, conforto, entre outros diversos benefícios
Para quem são indicadas as armações de acetato
De maneira geral pode-se dizer que qualquer pessoa pode usar armações em acetato. No entanto para algumas pessoas o acetato é ainda mais indicado, tornando-se a melhor opção de material na hora da escolha da armação nova.
Para quem tem grau alto
As armações de grau em acetato são visivelmente mais "grossas" que modelos de metal ou titânio, por exemplo. Isso torna o material amplamente indicado para quem possui altas dioptrias, acima de 4 graus. Isso porque a espessura da armação ajuda a encobrir e esconder a espessura das lentes, entregando um aspecto de lente mais fina e ajudando na estética do óculos.
Para quem procura resistência
A resistência do acetato também é um dos pontos mais positivos a serem levados em conta ao escolher esse material. É um material com ligações químicas muito fortes, que permite ser esquentado na hora da montagem das lentes sem se romper com faciidade e suporta bem mais impactos e quedas que materiais como plástico. Claro que armações em acetato não são inquebráveis, mas possuem uma resistência bem maior que outros materiais.
Para quem tem alergias
Muitas pessoas sentem coceiras, têm vermelhidão e reações alérgicas ao usar óculos. Os óculos em acetato não causam essas reações quando estão em contato com a pele, sendo ideias para quem possui esse tipo de problema
Para quem procura cores e modelos de óculos diferentes
As armações de grau em acetato podem ser encontradas em uma variedade bem considerável de cores e desenhos. É bem comum encontrar armações em acetato transparentes, com desenho oncinha ou tartaruga, combinando cores marcantes como vermelho e azul e muito mais! As cores presentes são genuinas do material, não sendo o material "pintado" nas cores aparentes.
Para quem procura conforto e leveza
O acetato é um material leve e confortável de se usar no rosto. Armações nesse material não ficam pesadas no rosto e nem desconfortáveis de usar, devido a sua leveza e superfície suave. É a opção ideal principalmente para quem precisa de lentes que demandam maior densidade de material.
Dúvidas frequentes sobre os óculos de acetato
Qual armação é melhor, as de acetato ou armações em metal?
As armações de acetato são mais flexíveis que as de metal, mas ambas possuem resistência muito boa desde que sejam de boa procedência.
Qual a diferença entre plástico e acetato?
O acetato é mais flexível e se rompe com muito menos facilidade que o plástico, o tornando mais resistente e adequado para a fabricação de armações de óculos de grau.
Como posso saber se um óculos é de acetato?
O material acetato é visivelmente bem parecido com o plástico, mas sua flexibilidade e durabilidade é superior. Para saber se um óculos é realmente de acetato deve-se olhar as gravações presentes na armação, que geralmente indicam o nome do material e a nota fiscal e certificados de garantia fornecidos pela loja.
Como consertar óculos de acetato quebrado
Leve a armação a uma oficina de óculos especializada, ou uma ótica que realiza consertos em sua cidade. Colas, fitas adesivas e outras soluções caseiras podem danificar ainda mais o material.
Como ajustar óculos de acetato?
O ideal é levar a armação na ótica ou oficina mais próxima para que seja realizado o ajuste por profissionais. Mas se desejar fazer por conta própria, esquente a armação com um secator passando o bico do secador de forma distribuda nas hastes e dobre levemente a curva das hastes para dentro, para que o encaixa na orelha fique correto. Faça com calma, de forma moderada e leve para que evitar danos ao material